top of page

Berçário - 4 meses a 1 ano e 11 meses

Clique para ver as imagens

O projeto do Berçário foi elaborado para garantir tranquilidade e segurança aos pais. Afinal, longe do aconchego materno, todo bebê precisa de carinho, proteção... E isso é encontrado no Berçário do Colégio Limãozinho.

Proposta Pedagógica

“... o diálogo afetivo que o bebê estabelece com o adulto, é caracterizado pelo toque corporal, pelas modulações da voz, pelas expressões faciais, assim constitui-se um espaço privilegiado de aprendizagem...”.

(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil

 

Em nenhum outro período de sua existência os seres humanos experimentam um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida. Basta ver o salto que ocorre de 0 a 1 ano, quando os bebês começam a dar seus passos iniciais.

Por isso, é importante não perder nenhuma oportunidade para participar desse crescimento, criando situações propícias e promovendo a estimulação.

Eles têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas. As atividades desenvolvidas buscam aproveitar um período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento.

No entanto, estimular bebês não é como ensinar crianças maiores. Os bebês aprendem um universo muito particular principalmente pelos mecanismos de repetição, imitação e exploração sensorial, por meio do brincar.

Períodos

Manhã:

08:00 as 12:00 hs.

 

Tarde

13:00 às 17:00 hs

 

Integral

07:00 às 19:00 hs

 

Berçário

 

4 meses a 1 ano e 11 meses

 

Responsável:

 

  • Tia Vera

Atividades Propostas

Objetivos Específicos:
 

• Desenvolver a motricidade:

- virar
- rolar
- arrastar
- sentar
- segurar
- explorar
- andar
- fazer movimentos
- levantar

 

• Desenvolver os aspectos sociais e afetivos:

- sorrir
- brincar
- reconhecer amigos/educadores
- imitar
- abraçar
- acenar
- beijar
- obedecer

Objetivos Gerais:

 

  • Estimular o desenvolvimento individual;

  • Observar os movimentos naturais;

  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em diversas situações de interação;

  • Explorar diversos materiais;

  • Estimular as crianças auditiva e visualmente;

  • Explorar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;

  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao engatinhar e andar;

  • Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motora.

Estratégias e Procedimentos:
 

• Músicas
• Instrumentos de percussão
• Brinquedos pedagógicos para estimulação
• Fantoches
• Jogos

bottom of page